Desvendando o mistério do dia dos namorados na cabeça masculina!

Qual é o verdadeiro valor de uma data? Essa é a pergunta que não poderia faltar com a chegada do dia dos namorados e com certeza terá uma resposta diferente para cada pessoa do mundo a quem você perguntar. Especialmente quando analisamos as diferenças entre as respostas que seriam dadas por homens e por mulheres. Quem nunca ouviu alguma amiga reclamar que o seu parceiro vive esquecendo o aniversário de namoro ou do casamento? Tirando um ou outro raro indivíduo que existe para ser a exceção que confirma a regra, essa é uma reclamação praticamente universal a respeito do comportamento masculino. Mas por que, afinal, os homens são assim?

Tentar condensar toda a imensa variedade de personalidades e opiniões masculinas em uma única resposta clara e simples que funcione em todos os casos é uma tarefa provavelmente impossível. Ao invés disso, eu proponho que tratemos desse tema por outra perspectiva: as diferentes formas de atribuir valor que cada pessoa tem. Com toda certeza você já passou pela situação de estar conversando com alguém que está te contando um problema como se fosse algo realmente grave, mas que você não consegue entender o que há de tão doloroso nele. Ou quem sabe o oposto: você tentou falar com alguém de algo que te incomoda mas a pessoa não conseguia entender porque você se sentia tão mal com algo que para ela era tão simples.

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

 

Esse tipo de coisa acontece porque a tendência que temos é a de tentar interpretar as coisas de acordo com o nosso próprio referencial. Quando damos um conselho, por exemplo, o que muitas vezes fazemos é sugerir aquilo que nos faria bem ao estar naquela situação. Grande parte dos desentendimentos que temos com outras pessoas está no ato de interpretar e valorar as atitudes que elas tomam de forma bem distinta da que elas mesmas fizeram. Isso que deve acontecer com a maioria dos homens em relação a datas. Não é que você, a namorada/esposa dele, não seja importante em sua vida: sem dúvida é. Mas a própria ideia de atribuir um valor a uma data pode soar estranha na cabeça dele.

Falando um pouco de mim aqui, não ligo nem um pouco para datas. A maioria delas acaba soando aos meus ouvidos como uma desculpa esfarrapada para que as lojas ganhem dinheiro fácil em cima das pessoas. Além disso, eu sempre me pergunto qual é o valor real de um presente ou gesto realizado em uma data que tem um significado específico. Quando alguém me liga no dia do meu aniversário, por exemplo, é claro que eu agradeço pela atenção, mas por outro lado era o mínimo que eu podia esperar nesse dia. É como se existisse em minha cabeça um imenso letreiro em neon dizendo que “hoje é dia de falar comigo”. O dia dos namorados não é muito diferente disso. Ganhar algum presente nele é algo esperado e, por isso mesmo, dificilmente seria uma surpresa.

Mas agora é a hora do porém… Sim, eu estou aqui explicando o lado masculino da coisa, mas isso não significa que os homens estão liberados para desconsiderar o sentimento das mulheres. O que quero é facilitar o entendimento mútuo! Para você, que se preocupa muito com datas especiais, eu quero que entenda que se o seu parceiro (ou até parceira, quem sabe) não dá muito valor a essas coisas, isso não significa que essa falta de cuidado é um sinal de que ele não se importa com você. E para você que não liga muito, perceba que um pequeno esforço de sua parte pode trazer uma felicidade enorme para a pessoa que você ama – será que custa tanto assim fazer esse esforço alguns dias por ano?

O valor de uma data, quer esteja marcada em um calendário quer não, são as lembranças que você fará durante o dia. Aproveite o seu dia dos namorados da melhor forma possível: em casa, no cinema, na festa, na praia, no sol ou na chuva. Porque especial mesmo é ter alguém para dividir o seu dia-a-dia! Porque datas como essa se repetem todo ano, mas a pessoa que está ao seu lado, talvez nem mesmo com outra vida inteira você consiga uma outra oportunidade de encontrar.

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

