PPP + DPF = você saudável!

O PPP traz hoje a matéria com a Fisioterapeuta Dra. Juliana Pereira, que concedeu uma entrevista super completa sobre Pilates para o Projeto Daqui Pra Frente (que tem cobertura exclusiva do PPP). Veja abaixo o bate-papo na íntegra!

Foto: reprodução

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O Palavra de Profissional traz a entrevista com a Dra. Juliana Pereira, fisioterapeuta especializada em Pilates. Tudo que você precisa saber para optar por essa forma de exercício!

DPF: Quais são os principais benefícios que uma atividade física acompanhada pode trazer ao corpo?
Dra. Juliana: O principal benefício é percepção do seu corpo, ou seja você se reconhecer, conhecer seus limites e reconhecer suas capacidades. No caso do Pilates, o exercício associado à respiração traz ainda mais que isso. Por exemplo, os princípios fundamentais, como a concentração e a fluidez de movimento, que junto com todos os outros 3 (respiração, centralização de força e fluidez) fazem uma atividade completa trabalhando corpo e mente.

DPF: Para quem é recomendada uma atividade como o Pilates?
Dra. Juliana: Toda atividade antes de ser iniciada, deve ser acompanhada de uma avaliação física por um profissional qualificado. No caso do Pilates, pelo Fisioterapeuta ou Educador Físico. Depois de realizada a avaliação, o profissional irá conduzir a aula de acordo com as limitações e condições físicas de cada aluno. Crianças, adolescentes, idosos, não há distinção de idade e sexo. Já as condições físicas depois da avaliação, serão determinantes para a elaboração de uma aula personalizada para cada aluno, seja ele deficiente físico, idoso, adulto… O Pilates, em geral, é recomendado para todos!

DPF: Quais são as principais funções/atividades do corpo que o Pilates trabalha?
Dra. Juliana: O Pilates tem como principais objetivos a tonificação da musculatura, flexibilidade e alongamento, além de reduzir o stress, trabalhar a percepção corporal, e melhorar a coordenação e equilíbrio, diminuindo o risco e prevenindo lesões. O método é bastante utilizado para reabilitação de patologias da coluna, como hérnia de disco, escolioses e outras. Trabalhando a musculatura que envolve a coluna, alinhando e fortalecendo a mesma, diminuem-se as compressões e aliviam-se tensões.

DPF: Esta atividade substitui o exercício físico? Ou seria um processo complementar?
Dra. Juliana: O Pilates já é um exercício físico completo, mas pode ser complementado com exercícios de caminhada, para aquelas pessoas que necessitem de complemento nas atividades aeróbicas, assim como se praticado juntamente com outras atividades como, academia, lutas, e natação. Essas combinações são muito utilizadas para preparação de atletas inclusive.

DPF: O Pilates é conhecido como uma atividade mais tranquila e introspectiva. Muita gente acredita que inclusive é ótimo para gestantes. É realmente indicado para mulheres grávidas?
Dra. Juliana: Sim, os movimentos do Pilates são calmos, concentrados e com fluidez de movimento. Existem academias de Pilates que trabalham com grupos de gestantes, onde os exercícios são específicos para a condição de grávida, trabalhando principalmente o fortalecimento da musculatura pélvica, ajudando a mulher na hora do parto e principalmente na sua recuperação.

DPF: Ultimamente, muitos lugares como academias, salões e até condomínios estão oferecendo Pilates, Ioga e similares. Como identificar um bom local ou bom profissional para fazer Pilates?
Dra. Juliana: Primeiramente olhar o local em que está sendo oferecido a prática. Se é um lugar arejado, com aparelhagem adequada e de boa qualidade. Depois é imprescindível que seja ministrada a pratica por Fisioterapeutas ou Educadores Físicos com especialização em Pilates. Cuidado com lugares que oferecem aulas com muitos alunos por horário: o mais adequado seriam 2 a 3 alunos por aula, para que o professor dê atenção devida para cada aluno e trabalhe em cima dos princípios do método.

DPF: Finalmente, quais outras atividades similares, como fisioterapeuta, você recomendaria a quem quer cuidar do corpo e sair do sedentarismo?
Dra. Juliana: Além do Pilates, o Yoga é uma ótima atividade para quem quer sair do sedentarismo, cuidando do corpo com carinho e a máxima atenção.

Dra. Juliana Pereira é formada em Fisioterapia, é especializada em Pilates, e atende no sul do país, na região de Balneário Camboriú. Para maiores informações de suas aulas e atendimentos, enviar contato para ju_pereira@hotmail.com. Pedimos por gentileza, que no caso de dúvidas ou questões simples, façam o contato exclusivamente por aqui, mantendo o e-mail de nossos profissionais apenas para interesse no atendimento.

Para curtir o projeto Daqui pra Frente, siga: https://www.facebook.com/pages/Daqui-Pra-Frente/308247332635961

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