Aluguel de Carros: entenda o básico!

Fizemos uma introdução  sobre o tema de aluguel de carros no post anterior com duas dicas básicas sobre o assunto, e elas foram: não deixe para pegar o carro na hora que chegar ao seu destino (reserve e pesquise antes, os valores variam muito e promoções aparecem sempre, quanto mais cedo você começar a pesquisar, mais chances de achar uma promoção legal você terá) e não saia do pátio da locadora sem os devidos seguros. Hoje falaremos mais um pouco sobre o tema abordando benefícios de cartões, hora de pagar a reserva e mais sobre seguros. Deste modo, nestes próximos 2 posts, teremos um guia rápido de como é feito o processo tanto aqui no Brasil quanto nos EUA, bem como mais informações sobre os seguros e truques que vocês podem cair se deixarem-se levar pela conversa do vendedor.

Foto: reprodução

Foto: reprodução

A segurança no nosso país é um fator preocupante. Os que já viajaram de carro sabem da situação precária de muitas de nossas estradas. Fora isso, problemas com assalto, sequestro e roubo são frequentes. Por este motivo, não podemos nos dar ao luxo de sair de uma locadora sem toda proteção ao nosso veículo e à possíveis vítimas. Esse tipo de proteção deve incluir: danos a terceiros, furtos, roubos e danos ao carro. É mais caro alugar um carro com esses termos? É. Porém é, também, necessário. Não ache, entretanto, que a diferença entre alugar um carro com ou sem seguro é pouca. O valor final poderá subir de US$ 200 dólares por semana para até US$ 500 dólares a depender do modelo e dos seguros escolhidos . Graças às vantagens oferecidas por determinadas bandeiras de cartões de crédito, algumas vezes ficamos isentos do pagamento de determinados seguros, e poderemos assim, economizar um pouco.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Ele fica sob responsabilidade da sua prestadora de cartão, pela bandeira impressa nele (ex: Visa e Mastercard). Lembrando que esse é um benefício de ALGUNS cartões e bandeiras. Procure orientação com seu banco ou com a emissora do seu cartão sob como esse processo funciona de fato. Os número para contato quase sempre estão no verso dos cartões.

Como disse, esses benefícios variam muito de banco para banco, e especialmente de cartão para cartão: quanto mais alto o nível do seu cartão, melhores serão os benefícios. Outra observação importantíssima é que para que esse seguro oferecido pela bandeira tenha validade, o pagamento do carro deve ser feito 100% com o cartão em questão, senão você não terá direito. Alguns exemplos que possuem esse e outros benefícios são: Visa Gold e MasterCard Gold, Visa Platinum e Mastercard Platinum, American Express Platinum e Gold.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O processo de pesquisa e reserva deve começar o quanto antes. Normalmente 2 meses antes da viagem já começamos a fazer pesquisas. A grande maioria das locadoras não cobram nenhum tipo de valor antecipado no ato da reserva. Algumas inclusive recomendam que você pague antes, oferecendo descontos e tentando te convencer de que é melhor pagar antecipadamente. Nossa recomendação por experiência própria é que você não pague antes. A razão é muito simples. Como explicamos mais cedo, as promoções e taxas variam muito do dia pra noite, e se você pagar uma reserva, terá dor de cabeça se quiser cancelá-la para pegar alguma outra melhor e/ou mais barata que tenha encontrado, ou simplesmente queria alterar o carro. Você perderá uma parte de seu dinheiro, sem contar que imprevistos podem acontecer, tais como cancelamentos, mudança de datas e desistências de última hora e atrasos de voo. Por isso, não pague a sua reserva antecipadamente: isso será feito no dia de sua volta, ou no dia em que você devolver o seu carro alugado sem custos adicionais e com segurança.

Na nossa próxima postagem sobre o tema, vamos colocar as siglas dos seguros e te mostrar quais são os procedimentos básicos e documentos exigidos na hora de alugar um carro tanto aqui no Brasil, quanto no exterior. Falaremos também da tão temida PID e as nossas recomendações finais para que você tenha uma viagem perfeita.

Foto: Reprodução.

Foto: Reprodução.

Anúncios

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s