Cachorro e chocolate: as melhores coisas do mundo devem ficar separadas!

Sempre que o dono tem alguma coisa comestível na mão, os seus fiéis companheiros caninos não desgrudam os olhos. Eles ficam lá, olhando com aquelas carinhas fofas de pidões, e nos deixam com o coração partido. É nesse momento que surge aquele pensamento: “ahh, só um pedacinho não faz mal”. Na páscoa, com a chuva de  chocolates e doces dos mais variados, a tentação de cortar um pedacinho para fazer a alegria do seu amigão é ainda maior ainda, isso sem contar aqueles pedaços que já caem naturalmente no chão, acidentalmente, para a felicidade dos pequenos (e grandes). É preciso tomar muito cuidado com isso, pois, caso você não saiba, os chocolates fazem MUITO mal aos cachorros e gatos.

Cada animal tem uma resistência diferente, por isso, a quantidade de chocolate que pode ser ingerida depende do tamanho do dele. Para você ter uma ideia, o nosso tão amado chocolate, que causa sensações tão boas aos seres humanos, nada mais é do que um dos maiores vilões quando se trata da saúde canina. Na dúvida, nunca deixe que os seus animais de estimação comam chocolates, de qualquer tipo, afaste ao máximo o seu cão desse alimento. É mais seguro e saudável você comprar petiscos específicos para eles, feitos com ingredientes que não afetam sua saúde. Já vimos inclusive agrados caninos que simulam o próprio chocolate, porém sem a tal da substância que faz mal a saúde. Quer saber como?

Foto: reprodução

Foto: reprodução

O fígado dos cães e dos gatos não metaboliza direito uma substância presente no chocolate chamada teobromina, que está relacionada com o teor de gordura. Ela age no organismo, podendo provocar o aumento de contrações musculares, respiração acelerada, taquicardia, vômitos e diarreia. Conseguem imaginar o tamanho do estrago?  A situação é de fato preocupante, pois a depender do seu animal e da dose que ele está ingerindo o chocolate pode até levá-lo à morte por parada cardíaca ou respiratória.

O apelo para esta Páscoa é não deixar nenhum tipo de chocolate em locais de fácil acesso a cães e gatos. Cuide também para que a criançada não ofereça nada do tipo à eles. Em caso de ingestão acidental, leve-os ao médico veterinário imediatamente. A ingestão de chocolate ao leite, normalmente pode causar diárreia de 12h-24h após sua ingestão, fique sempre atento aos sintomas.

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Para nós humanos, desejamos uma páscoa cheia de chocolates. Para os nossos pequenos, um petisco apropriado já vai fazê-lo muito feliz. =)

Anúncios

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s