Turistas, não venham à Copa do Brasil!

Caros turistas de todo o mundo,

Por favor, não venham à Copa do Mundo de 2014. Sei que vocês devem imaginar que vai ser um evento inesquecível, já que o Brasil é o país do futebol. Mas acreditem: nós somos APENAS o país do futebol.

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Não venham pra cá pois nós sentiremos vergonha de oferecer a vocês o transporte público que usamos todos os dias para trabalhar. São ônibus cheíssimos, metrôs intransitáveis, ou obras dos mesmos que nunca saíram do lugar. Não venham pra cá pois não saberemos disfarçar as péssimas condições dos nossos hospitais e se vocês por acaso não forem levados para hospitais particulares de alto custo, vocês morrerão é de susto mesmo. Não venham pra cá porque quando vocês questionarem os buracos e trânsito, nós mal entenderemos, porque já estamos acostumados com a péssima infra-estrutura das cidades.

Por favor, amigos estrangeiros, não gastem seu dinheiro vindo para cá. Não saberemos dizer porque teremos estádios quase iguais aos de vocês quando existem milhares de cidades largadas à seca que mata todos os dias. E por favor, se a previsão for de chuva, cancelem já os seus pacotes. Vocês serão extorquidos no preço do ingresso, já que sua moeda vale mais que a nossa, e não conseguirão chegar lá por causa das enchentes.

E se você for um turista informado, que acompanha política e notícias, então eu imploro: pelo amor de Deus, não venha ao Brasil! Terei que atravessar para o outro lado da rua porque não terei a menor condição de lhe dizer porque Renan Calheiros está no poder mesmo recebendo milhões de assinaturas contra. E se você for um turista negro ou homossexual, eu não terei a menor condição de lhe defender do nosso deputado que preside o setor do Direitos Humanos, mesmo tendo uma nação inteira protestando e reclamando quanto a isso.

Não, turistas! Por favor, não venham para o Brasil, porque quem sabe assim, nosso governo não tenha mais desculpas para não prestar atenção e ouvir o seu povo. Quem sabe se vocês não vierem, toda a iniciativa frustrada não consiga ser jogada para debaixo do tapete e finalmente a gente ganhe força. Quem sabe se o dinheiro que ia ser direcionado para puxar o saco de vocês, para manter estruturas que não serão usadas, e para serem justificativas para mais roubalheira, possa finalmente ser direcionado para os péssimos serviços públicos do Brasil. Quem sabe?

Ah! Mas não! Não achem que não incentivamos o esporte. Mas um jogador só ganhar o salário de uns dez mil brasileiros é uma vergonha pra nós. Ainda mais enquanto uma dezena de outros esportes nacionais são completamente deixados de lado. Porque o futebol é sim paixão nacional. Mas para existir qualquer paixão nacional, precisamos primeiro de um país, e isso, vocês ainda não vão encontrar por aqui.

*observação: antes de choverem críticas, espero que fique claro que este texto é uma crítica metafórica das situações bem literais que estamos passando no país.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Turistas, não venham à Copa do Brasil!

  1. Muito bom o texto, mesmo que simples. Mais com a forte mensagem e o sentimento da maioria das pessoas desse pais.
    Está correto mesmo e acho que o mesmo deveria fazer os Brasileiros e fazer o boicote.

  2. Uma coisa ficou evidente com essa Copa… competência local para realizar as obras estruturantes que o país tanto precisa nós temos, afinal para construir grandes estádios do pó em 2 anos é preciso muita competência. Falta direcionar os recursos com o mesmo afinco para as obras que realmente precisamos. De falta de dinheiro o país não sofre…

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s