Hortinhas suspensas: decore o seu meio ambiente.

Leitores,  essa semana resolvi dar continuidade ao meu último post,  pois realmente tenho curtido essa coisa de “faça você mesmo”. Tenho visitados sites e outros blogs que dedicam seus posts a ensinar e reciclar objetos, afinal, a ideia além de ser extremamente sustentável é econômica. A minha dica de hoje eu captei do facebook, na página de uma amiga. Ela compartilhou um link do blog Vila do Artesão, e andei por lá verificando as ideias… Me apaixonei por várias postagens deles, mas a que vou colocar aqui para vocês foi uma das minhas prediletas, até porque tenho tentado fazer uma hortinha aqui em casa, mas por conta das frequentes enchentes que essa região que eu moro enfrenta nem sempre consigo mantê-la por todo o ano. Nesta postagem, encontrei uma alternativa que pode conservar melhor minhas ervinhas. Vamos lá:

Foto: reprodução

Foto: reprodução

A artesã muito sabiamente reutilizou a estrutura de uma janela de demolição e garrafas pets para essa hortinha suspensa. Após lixar toda estrutura da janela, pintou com uma técnica conhecida como pátina (assista aqui ao vídeo de como fazer), e aplicou uma tela metálica. Como se pode observar na foto, ela será necessária para dar estrutura aos nossos potinhos de pet, que ficarão responsáveis em conservar nossas ervinhas. Daí para frente é só usar a criatividade. Vocês podem reproduzir a ideia da Alda Valéria Xavier, que aplicou este espantalho dando um toque diferenciado, as plaquinhas com os nomes das plantinhas também faz aquele charminho na peça. Outra boa ideia que encontrei no meu passeio virtual foi no site Artesanato Passo a Passo Já . Eles reutilizaram as garrafinhas pets e conseguiram, além de uma horta suspensa, um painel bem bolado. É logico que não me surpreendi em saber que a ideia foi tirada da página do meu arquiteto predileto Marcelo Rosenbaum. Ele sempre traz boas ideias, então aproveitem também e passem por lá!

Foto: reproduçãoCréditos: Marcelo Rosenbaum

Foto: reprodução
Créditos: Marcelo Rosenbaum

Para fazer a sua, é mais fácil do que parece. Material que você vai precisar:

  • Garrafa PET de 2 litros vazia e limpa
  • Tesoura
  • Corda de varal, cordoalha, barbante ou arame
  • Para os que optarem por cordoalhas ou arames, serão necessárias duas arruelas por garrafa PET
  • Terra
  • Muda de planta

Como fazer:                                   

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Primeiro corte a garrafa PET, como está mostrando na imagem acima. Depois, para fixar as garrafas, é preciso fazer dois furos no fundo da garrafa e dois na parte superior da garrafa. Dá pra aprender direitinho. É só analisar bem a foto acima e fazer. Além dos furinhos que você fará para passar a corda, é preciso também de um pequeno furo no fundo da garrafa. Isso é para que água usada para regar a muda possa escoar. Depois disto, você irá passar a corda por um furo e depois puxe pelo outro. Para fazer com que as garrafas não escorreguem pela corda, barbante, ou cordoalha você podem usar estas dicas abaixo. Para os que forem usar corda de varal ou barbante:

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Agora para quem for usar cordoalha ou arame:

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Depois, basta esticar e fixar a corda na parede. Este modo de fazer pode ser aprimorado. Mostramos aqui um pequeno resumo para que fiquem mais inteirados sobre o assunto e com o tempo possam customizar da forma que acharem melhor.

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Espero que passem nessas páginas indicadas porque vocês vão ficar malucos com as ideias. Caso queiram algo mais específico, podem solicitar por farei questão de garimpar as melhores ideias para vocês. Lembrem-se sempre que a arte de decorar não só está em móveis e objetos caros, mas na criatividade e personalidade que vocês darão ao ambiente. Bom trabalho! Fiquem de olho nas dicas. Até breve!

Anúncios

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s