Engula o choro, presidente.

Engula o choro, presidente. Engula o choro ao falar da tragédia de Santa Maria. Engula o choro e todos os problemas desse país que nele estão escancarados. Engula que o medo do segurança de ser demitido neste país é maior do que sua consciência de deixar as pessoas saírem sem pagarem suas contas para não morrerem. Engula a soberba dos donos de empresa desta nação que não estão nada preocupados com pessoas como eu e até mesmo como a senhora porque estão focados demais em lucrar, e preferem fechar as portas como numa câmara de gás a ter prejuízos. Engula a pressão que todos os seus funcionários sentem todos os dias. Engula que para arcar com seus altíssimos impostos, todos eles dão um jeitinho bem brasileiro de se desviar dos regulamentos e leis. Engula que os órgãos responsáveis por evitar que isso aconteça não funcionam. Engula que eles deixaram essa, entre tantas e tantas casas mais, funcionar sem licença. Engula que provavelmente alguém que também ganha pouquíssimo aceitou um suborno para que isso acontecesse. Engula que a senhora deu “é” sorte por ser apenas essa casa entre todos os tantos lugares que deveriam estar fechados, que caiu na boca da mídia. Engula a mídia que vai atacar com todo o sensacionalismo possível em cima das famílias que estão procurando celulares em cima de corpos para reconhecer seus filhos. Engula as operadoras que não funcionam e que provavelmente impediram uma série de vítimas a pedirem socorro. Engula que o socorro que chega para se enfiar em lugares como este, pegando fogo, cheio de corpos de jovens para serem resgatados, recebe um salário vergonhoso, com descontos ainda mais vergonhosos, e ainda assim executam um trabalho triste e digno antes de voltarem para a casa e agradecerem por seus próprios estarem dormindo.

 

Foto: ESTADÃO

Foto: ESTADÃO

Não, presidente. Não chore ao falar da tragédia. Faça! Faça alguma coisa. E pare de nos dar como exemplos uma série de catástrofes para tomar medidas idiotas que não valerão de nada alguns meses depois. Não se emocione. Acione! Acione a todos os órgãos públicos, faça uma limpa em sua maldita corrupção e devolva à segurança pública, às instituições sérias, aos professores, aos bombeiros, aos enfermeiros, aos seguranças, aos jovens, o mínimo de dignidade. Não faça um discurso. Mude o percurso. Mude tudo porque estamos cansados de ver nossos iguais pegando fogo, morrendo afogados, morrendo nas filas, morrendo no crack, morrendo, morrendo, morrendo, e tendo como última imagem aquela tv aos fundos anunciando o fim de mais uma bilionária obra de estádio de futebol.

Foto: ESTADÃO

Foto: ESTADÃO

Não, presidente. Desculpe, mas na minha frente, a senhora não pode chorar. Não pode chorar sua culpa. Não pode chorar sua inércia. Não pode chorar no Chile mas também não pode chorar em Santa Maria. Porque isso é muito maior do que só um acidente. Isso é muito maior do que só sua comoção. Engula o seu choro, presidente. O seu, o dos jovens que perceberam que não teriam mais o que fazer que não morrer, e em especial, o de seus amigos e familiares, que em um país como esse, não têm outra opção que não chorar. Engula o choro, presidente.

Anúncios

132 pensamentos sobre “Engula o choro, presidente.

  1. É mais fácil atacar a autora de um texto no Brasil, do que lutar pelos próprios direitos. É mais cômodo interpretar um texto ao pé da letra, do que tentar entender o que a mesma autora diz. Não concordou ? Por que não tenta entrar em contato para pelo menos tentar entender o que a mesma disse ? Por favor, acham mesmo que ela quis dizer LITERALMENTE que a Dilma não poderia chorar ? Ela é um ser humano, uma brasileira, e como tal, tem sentimentos. Mas choro por choro, todos estamos assim, e ela, como Chefe do Executivo e nossa Presidente, é a primeira pessoa a quem imaginamos recorrer, é ela a quem pediremos uma atitude, uma ajuda. Obviamente a culpa de toda essa sujeirada não é unica e exclusivamente dela, mas ela sabia que teria que lidar com essa pressão. É errado isso ? É errado estar indignado com tudo o que vem acontecendo ? Eu acho que não. Quando não cobramos nada de ninguém, somos omissos, e quando alguém consegue criar um ÓTIMO texto fazendo isso por uma massa gigante como o povo brasileiro, é ironizada e até chamada de “psicopata” ? Assim fica difícil saber como podemos proceder, não é mesmo ?
    No mais, Dannie, você está de parabéns, o texto é fantástico nas suas colocações, pelo menos na minha visão. Para complementar, li os Bastidores da carta e isso confirmou mais ainda o que eu pensava. Meus parabéns, de verdade, e sim, venho conversando contigo e você é uma pessoa incrível. Obrigado por conseguir expressar tudo o que eu e muitas pessoas queriam dizer, mas não sabiam como. Beijo !

    • Ricardo, você é uma pessoa muito bacana! Sua forma de ouvir as pessoas, de acrescentar e de dividir é muito legal. Espero mesmo manter a amizade. É o tipo de coisa que a gente ganha da vida e fica muito feliz =)

      • 31 de janeiro de 2013
        Texto de Marcela Martins, Santa Maria – RS.
        http://www.militar.com.br/blog23658-Engula-o-Choro-Presidente
        “Engula o choro, presidente. Engula o choro ao falar da tragédia de Santa Maria. Engula o choro e todos os problemas desse país que nele estão escancarados. Engula que o medo do segurança de ser demitido neste país é maior do que sua consciência de deixar as pessoas saírem sem pagarem suas contas para não morrerem. Engula a soberba dos donos de empresa desta nação que não estão nada preocupados com pessoas como eu e até mesmo como a senhora porque estão focados demais em lucrar, e preferem fechar as portas como numa câmara de gás a ter prejuízos.
        Texto completo

      • Senhor, esse texto é meu e está circulando nas redes sociais com outra assinatura. Agradeço por ter mostrado. Já entraram em contato com este site mas não sei se eles se retificaram. Aparentemente não…

  2. Prezada Daniele Karam,
    Parabéns pelo belíssimo texto nominado de “Engula o Choro, Presidente”, no qual percebe-se claramente o extravassamento dos seus sentimentos de compaixão pelas vítimas na Boate Kiss, em Santa Maria (Rogai por nós, os brasileiros), como também pelos seus familiares. Também percebe-se a sua precupação quanto aos demandos que ocorrem em nosso Brasil, tão varonil, mas que pessoas inescrupulosas e de fichas imundas galgam poderes quase que absolutos, como as presidências do Senado Federal e Câmara dos Deputados. Digo isto com base nos noticiários (revistas, jornais, rádios e tvs que informam todas as provas obtidas pela Policia Federal, mas que em função de decisões de alguns desembargadores e ministros do Judiciário, os mantém protegidos pela malfadada impunidade.
    Vejo que o seu escrito foi feito embuido dos sentimentos de compaixão e não para usufruir de direitos autorais pecuniários. Portanto, sugiro que não se desgaste emocionalmente por usurpadores o estarem publicando substituindo a sua autoria pelos nomes deles ou delas. O importante é que está sendo divulgado. Vou tomar para mim a liberdade de enviar o texto para um e-mail do PT o qual é passado para a Presidente Dilma e por ela lido

    • Marival,

      Muito obrigada por suas palavras e por seu incentivo. Saiba que passei o texto para a Presidenta através de seus perfis oficiais das redes sociais a fim de quem sabe, utopicamente, poder dizer a ela o que muita gente deixou nos comentários aqui.. De uma forma a incentivá-la a fazer a diferença. Se você conseguir essa proeza será ótimo.

      Espero que volte mais e me assine no facebook para mantermos contato.
      Um abraço!

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s