Prove & Aprove: Petit Gateau em Salvador.

Estamos estreando essa semana a novíssima coluna Prove & Aprove, onde mostraremos novidades e reviews de restaurantes, lanchonetes ou qualquer peripécia culinária que tenha valido a pena provar.  Não vamos nos limitar a nenhum estado ou cidade, então, se você tiver indicação ou alguma coisa que gostaria de compartilhar ou pontuar aqui, entrem em contato conosco através do pipocapimentaepoesia@gmail.com e nos mande sua avaliação.

Para começar, ontem provamos um Petit Gatau super gostoso, mas antes de entrar em maiores detalhes, lá vem um pouco de história. Senta aí!

Você sabia que essa deliciosa sobremesa, hoje tão popular no Brasil e no mundo, foi criada por acidente? Para os que ainda não conhecem, um Petit Gâteau é basicamente composto de um pequeno bolo de chocolate com casca crocante e recheio cremoso, servido normalmente com sorvete e calda quente. Fui buscar um pouco de história a cerca de sua origem, e descobri que, ao contrário do que muitos pensam, ele não tem origem francesa (o que não me surpreende muito pois se tivesse sido inventadado lá, ele dificilmente teria o nome de Petit Gâteau – bolo pequeno em francês, não muito criativo para a nova sobremesa, não acham? =p).

Segundo o Wikipedia, porém, alguns ainda defendem que ele foi criado na França, enquanto outros já o atribuem ao chef francês erradicado em Nova Iorque Jean-Georges Vongetrichten ao errar na quantidade de farinha que usaria na receita de bolinhos. Outra versão diz que o doce foi criado por um aprendiz de chef dos Estados Unidos que aqueceu demais o forno para preparar bolinhos, que assim mesmo foram servidos conquistando a apreciação dos clientes. A receita do petit gâteu foi adotada e modificada (de modo que o consumidor pudesse optar por diferentes recheios), por diversos cozinheiros ao redor do mundo. Na França, esse tipo de doce é conhecido como fondant au chocolat. E aqui no Brasil, ele chegou em 1996.

E onde provar?  Recentemente testamos o Petit Gateu da VIVAGULA!. Uma doceria de Salvador que abriu suas portas inicialmente no ano de 2001, com uma lojinha no Jardim Brasil, bairro da barra. Já em 2003, eles ganharam o seu primeiro prêmio como “Os Melhores da Cidade” da revista Veja Salvador. No cardápio são mais de 80 tipos de doces, salgados, tortas, sopas e sanduíches. Vivagula disponibiliza um Cartão Fidelidade. Com ele, o cliente recebe o direito de após a compra de 10 fatias de torta doce, ganhar mais uma. Cada fatia adquirida é registrada com um carimbo no próprio cartão que deve ser apresentado no momento do pagamento. Para conhecê-los,  acesse a página no Facebook  ou o site.

O valor do Petit Gâteau na VIVAGULA! é 9,90,padrão quando comparamos a outros restaurantes. O bolinho é de tamanho médio e chega a servir duas pessoas se elas não estiverem com muita fome. Massa gostosa, recheio saboroso e sorvete cremoso. Esse que provamos estava no ponto, super quentinho por dentro, até saindo fumaça, e a massa me pareceu bem fresquinha, como se tivesse sido feita no dia. Dá uma olhadinha!

Foto: Amy Lemos

Foto: Amy Lemos

E então, o que acharam? Já conhecem o Petit Gâteau da VIVAGULA? Onde fica o seu petit gateau preferido?

😉 uhmm…

Anúncios

3 pensamentos sobre “Prove & Aprove: Petit Gateau em Salvador.

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s