Falando de Viagem. Literalmente!

Semana passada tivemos o prazer de bater um papo super bacana com o Fabio Calderon da Planejante. Hoje traremos para vocês, com muito orgulho, outra matéria super especial com o Gabriel Dias, sócio proprietário da Planejante e idealizador de uma das maiores fontes de informações da internet quando o assunto é viagem: o site Falando de Viagem.

Foto: site Falando de Viagem

Foto: site Falando de Viagem

Conheci o fórum há mais ou menos 2 anos, mas só me tornei realmente ativa nesse último que passou, quando fui montar minha viagem para Orlando. O pessoal foi incrivelmente prestativo comigo, tirando todas as minhas dúvidas e respondendo qualquer questionamento, assim como fazem com todas as pessoas que acessam o portal. Hoje o fórum se tornou um vicio para mim, pois além de ser um local onde encontro TODAS as informações que preciso quando vou viajar, encontrei também pessoas super bacanas e muita informação útil.

Além de viajar bastante na companhia de sua esposa, Gabriel diz que, atualmente, o Falando de Viagem ocupa grande parte de seu tempo, pois o site cresceu tanto que é preciso monitorá-lo o tempo inteiro,: “as perguntas não param, propagandas não autorizadas acontecem o tempo todo e temos um agendamento de matérias por dia”. Nada mal para um portal com apenas 2 anos e meio de vida e um número tão grande de visualizações mensais. São mais de 4400 tópicos, 14000 membros e uma média de 84000 mil mensagens postadas. Gabriel relata que, para falar com propriedade, eles precisam estar antenados em tudo, e acabam tendo sempre um olhar profissional em tudo que fazem, pois o Falando de Viagem aborda diversos assuntos.

Então vamos viajar nessa idéia?

PPP: Você conhece todos os lugares dos quais fala? Ou alguns também são indicações de amigos ou de pesquisas digitais?

Gabriel: Sim, todos. Não escrevo nada sobre lugares que não conheço, como muitos blogs fazem. É preciso ter segurança para escrever, dar dicas e informações. Felizmente viajo muito e tenho sempre material atrasado para produzir matérias, então nunca faltará assunto para escrever. Nossas matérias são produzidas através da nossa própria experiência ou de nossos colaboradores. Atualmente temos quase 40 mil fotos em nosso banco de dados e apenas 1% deve ser foto de divulgação.

Foto: arquivo FDV

Foto: arquivo FDV

PPP: Como fazer conteúdo diferenciado em um meio que já está superlotado de informações?

Gabriel: O Falando de Viagem é um site novo, moderno e antenado nas novas tendências. Para começar, não somos um blog, como muitos acham. Achamos que a plataforma de blog limita a produção do conteúdo, que na maioria das vezes é criado por apenas uma ou duas pessoas. No Falando de Viagem qualquer um pode produzir conteúdo. O site é aberto à participação de todos. Queremos a interatividade. Os sites e blogs focam em assuntos amplos e na maioria das vezes não são detalhistas. Nós escrevemos especificamente sobre cada assunto. São matérias amplas, completas e com muitas fotos. Dá trabalho? Dá, mas também dá resultado. Dedicação é fundamental e a maioria dos blogs é preguiçoso na produção de conteúdo. Vemos muitos press releases ao invés de matérias próprias. Vemos muitos textos com informações superficiais. Vou dar um exemplo sobre restaurantes. A maioria dos sites e blogs fazem uma matéria única, falando de vários, de forma rápida. Nós criamos uma matéria única sobre cada restaurante, com muitas linhas de texto e muitas fotos. Com isso, nosso conteúdo se torna superior e os leitores gostam bastante. Buscamos também falar sobre assuntos que ninguém fala, como cartões de crédito, tecnologia em viagem, salas vips, hotéis e aluguel de carro. Todos os assuntos relativos diretamente ou indiretamente sobre viagem o nosso leitor entrará no site. E, se não tiver, criaremos mediante solicitação. Aliás, nós monitoramos as dúvidas constantes dos leitores e criamos matérias específicas sobre elas. E também não coloco fotos minhas. Quero divulgar o destino, as atrações, os locais que visito, não eu.

PPP: Qual foi o seu roteiro de viagem mais inesquecível?

Gabriel: Foram vários. Todas as minhas viagens são inesquecíveis, pois sempre busco novidades. Já estive em Orlando dezenas de vezes, mas sempre me hospedando em hotéis diferentes, alugando carros diferentes, experimentando novos restaurantes e atrações novas. Os destinos oferecem muitas opções e busco sempre me aprofundar. Fiz viagens incríveis pelos Estados Unidos. Curti ao máximo os encantos de muitas ilhas caribenhas. Me apaixonei por Dubai. Visitei cidades incríveis na Europa. No Brasil também já fiz excelentes viagens, que foram inesquecíveis. Cada viagem tem seu local cativo nas lembranças e não consigo escolher uma, duas ou dez.

Foto: arquivo FDV

Foto: arquivo FDV

PPP: Perguntamos também para a Planejante e agora queremos sua dica: em um universo de passagens e pacotes caríssimos, quais são as dicas para economizar nas viagens?

Gabriel: Pesquisar. Se informar. Ter vontade de aprender a viajar melhor. Quem pesquisa, se informa e aproveita as dicas, acaba viajando muito mais e melhor. No Falando de Viagem criamos uma comunidade que junta milhares de milhas por mês e acaba viajando de graça. Buscamos também criar matérias com dicas que usamos diariamente. Quem espera uma promoção cair do céu acaba ficando sem viajar. Estamos na era da informação e é preciso estar antenado. As informações estão disponíveis, mas só quem tem vontade de aprender se aproveita dela.

PPP: Como você enxerga o turismo no Brasil, onde muitas vezes é mais caro conhecer o próprio país do que ir para o exterior?

Gabriel: O turismo no Brasil ainda está engatinhando. É muito caro viajar pelo país e muitas cidades não tem estrutura alguma. Se os brasileiros já tem dificuldade imagina os estrangeiros? Muitas vezes sentimos vergonha. Os valores cobrados são muitas vezes irreais, o que desanima o turismo interno. Dá para ser competitivo e ainda assim ter lucro. O que não pode é querer lucros exorbitantes, como cobrar R$15,00 por uma garrafa de água.

PPP: De onde e quando surgiu a ideia de criar o Falando de Viagem que é, na minha opinião, a melhor fonte de informações livres sobre viagens que temos hoje na net?

Gabriel: Obrigado pelo elogio! Viajo desde sempre e com o passar dos anos fui gostando mais e mais do assunto. Sempre pesquisei muito, principalmente em sites americanos. Sentia falta de um site em português com conteúdo de qualidade, de fácil entendimento dos leitores. Dessa paixão por viajar resolvi criar o site.

Foto: arquivo FDV

Foto: arquivo FDV

PPP: Você esperava todos esses acessos? Ou que o fórum/site ficasse tão grande e popular em pouco tempo? Qual a fórmula do sucesso?

Gabriel: Não esperava, mas aconteceu naturalmente. Desde a inauguração nós crescemos naturalmente semana após semana, sem realizar nenhum tipo de propaganda. Conteúdo de qualidade, trabalho sério e dedicação foram a fórmula do nosso sucesso. E não estamos satisfeitos. Queremos crescer mais e mais. Atualmente já estamos entre os maiores sites de conteúdo sobre viagem e turismo do Brasil. Ainda há muitos destinos que desejamos conhecer para trazer aos nossos leitores matérias completas. Não chegamos onde chegamos a toa. Chegamos a trabalhar 12, 14 horas por dia no site.

PPP: O que viajar representa pra você? Você disse que surgiu da sua paixão, mas nunca pensou de fato como negócio antes de começar?

Gabriel: Sempre foi uma paixão. Quando você faz algo pensando só no negócio acaba não dando certo. É preciso ter paixão, motivação. Eu tenho. E todos que também tem eu quero no Falando de Viagem, para colaborar conosco. Viajar é e sempre será uma paixão. Um vício. Eu me sinto em casa quando estou em hotéis, ao contrário de muitos que acham impessoal. Amo viajar e planejar as viagens. Amo conhecer novos destinos, culturas e explorar tudo que podem oferecer. Você também ama viajar? Então seu lugar é no Falando de Viagem. Acredito que nosso slogan diz tudo: Amamos viver Falando de Viagem!

Assim fica difícil não se inspirar e não se identificar com esse depoimento, né? Só prova que quando gostamos, tudo é possível. E para você que ficou com os dedinhos apressados para ver o site, o Falando de Viagem marca presença no Facebook , Twitter, Youtube, Google+, Instagram e Orkut. E claro! No site mais viajado do país! Confira AQUI o site e boa viagem!

😉

Anúncios

6 pensamentos sobre “Falando de Viagem. Literalmente!

  1. Olá!

    Acompanho voces e eventualmente venho e posto alguma coisa.
    Achei a matéria curiosa por dois motivos.
    Primeiro que o nome do Rapaz tem Calderon (meu sobre nome).
    E segundo que ele fala de Viagem, e eu também.
    Só que minha “Viagem” é bem viajada segundo a lógica, tenho um site sobre Viagem Astral, hehe.
    http://www.viagemastral.com
    Enfim, só um trocadilho que veio numa coincidência danada!

    Acho muito bacana o que vocês postam.

    Abraços de um seguidor.

    • Olá Saulo, tudo bem?
      Puxa vida! Um site de viagem astral??
      Que tal contar um pouco mais pra gente sobre isso?
      Poderia dar uma matéria interessante também!
      Vamos te contatar através de seu email.
      Obrigada pelo carinho! Um abraço!

    • Oi Saulo, obrigada pela visita! ^^
      Que bom que gostou da matéria, foi feita com muito carinho!
      Quando ví seu comentário pensei que você fosse parente do Fabio Calderon que citamos no texto. hahaha

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s