Verão iluminado: como aproveitar o sol e proteger a pele. De verdade!

O sol é uma delícia, é bacana ficar bronzeada, mas pausa: ele não é brincadeira e precisamos ter cuidados. O sol tem benefícios, mas tem também malefícios que na maioria das vezes são irreversíveis. Acredite! Você pode até não perceber agora, mas logo logo, ao passar do tempo, você irá notar a diferença. Envelhecimento precoce, manchas, queimaduras entre outras conseqüências de falta de cuidados. Mas dá pra aproveitar bem o sol sem sofrer tanto os efeitos prejudiciais. Além disso, dá pra manter o cabelo bonito e prolongar aquela cor linda do bronzeado. Pesquisei opiniões de diversas escritoras de blogs e leitoras, além de portais, e alguns produtos de experiência própria que podem ser bastante úteis.

Sei que alguns dos produtos que relacionei nem sempre custam pouco, mas venho ressaltar que é um investimento que vale a pena. Sai muito mais caro depois tentar reverter os efeitos nocivos do sol. Lembrando: é muito essencial seguir as instruções de aplicação de cada produto para garantir o efeito prometido.

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

 

1 – Protetor solar facial: o uso de um protetor específico para o rosto não é obrigatório, porém como a textura da pele da face não é a mesma do restante do corpo, recomenda-se a adoção de produtos com fórmulas sofisticadas que aliam a proteção solar a substâncias hidratantes e anti fotoenvelhecimento. Minha escolha é o Ansolar Daily,  FPS 30, da Stiefel. Custa em média R$ 60,00. Trata-se de um gel-creme que ajuda a prevenir o fotoenvelhecimento, tem ação antioxidante e protege contra os raios UVA e UVB. O produto ainda cria o chamado “efeito segunda pele”, formando uma película protetora, sem deixar a pele oleosa. É hipoalergênico, não contém fragrância e é resistente à água.

 

2 – Protetor solar corporal: a Pro Teste aprovou duas marcas fáceis de achar e com um preço acessível. São elas Cenoura e Bronze, e L’oreal. Veja aqui reportagem do teste da Pro Teste com as principais marcas de protetor solar do mercado: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2009/12/01/pro-teste-reprova-oito-entre-dez-protetores-solares-fps-30.htm

 

3 – Protetor solar labial: os lábios são uma parte do corpo muito sensível e que a gente acaba esquecendo-se de proteger. Principalmente com a exposição excessiva ao sol eles podem ressecar, sofrer rachaduras, feridas entre outros problemas. Além de beber bastante água para mantê-los hidratados é importante o uso de um protetor específico. Dentre várias marcas, eu indico o da Nivea, que além de simples de aplicar, não é gorduroso e tem longa duração.

4 – Protetor solar para cabelos: Os raios UV também danificam a estrutura do cabelo e o resultado é cabelo áspero, ressecado, quebradiço, sem brilho, cheio de pontas duplas, além de modificar a cor. Evitar tudo isso é simples; além de usar chapéu ou boné, basta aplicar o cosmético certo. Minha sugestão é a Máscara de Proteção Solar Advance Techniques da Avon. Ela tem um cheirinho bom além de um preço super acessível. Depois do banho de mar ou piscina, enxágüe o cabelo com água doce, aplique o nos cabelos ainda úmidos do comprimento até as pontas e depois, desembarace com um pente de dentes largos.

5 – Bronzeador: meu favorito é o bronzeador Australian Gold, que não deixa a pele vermelha e deixa um bronzeado bem natural. A fórmula dele não tem óleo, a pele absorve bem e nem parece que você passou alguma coisa no corpo. A embalagem é bem prática e em spray, rende bastante. O fator de proteção dele é um pouco mais alto que de outros bronzeadores, o que ajuda a ter um bronzeado mais saudável. Outra vantagem é que ele praticamente não mancha o biquíni.

 

6 – Loção pós-sol: as funções principais das loções pós-sol são hidratar a pele e acalmá-la para evitar bolhas e descamação. Não adianta torrar no sol o dia todo e achar que apenas a loção vai resolver o problema. Minha indicação é a Natura Fotoequilíbrio Hidratante Corporal Intensivo que é enriquecida com Complexo Antioxidante e com Aloe Vera, que ajudam a reparar a pele e aliviar a sensação de ardência causada pelo excesso de exposição solar. Sua fragrância suave proporciona uma sensação de frescor e conforto à pele. Possui textura leve, não oleosa, fácil de espalhar e de rápida absorção.

Outros produtinhos que super indico são a (7) Loção Prolongadora de Bronzeado da Empório Body Store, feita com cenoura, beterraba e urucum que vem com a promessa de deixar a pele bronzeada por mais tempo. O creme deixa um brilho lindo na pele, e uma cor super bonita. A pele absorve super bem, e também não mancha a roupa. Use depois do banho pós-praia no corpo todo. E também o (8) Spray Hidratante e Refrescante de Água de Coco, da Sol de Janeiro. É ótimo para aqueles dias em que o sol está muito forte. Eu borrifo o spray quando estou na praia para refrescar um pouco. Além de ser hidratante, ter um cheirinho maravilhoso.

 

Nota:

Reaplicar os produtos sempre que entrar na água ou suar intensamente.

Aplicar uns 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol pra dar tempo da pele absorver.

Se for praticar esportes exposto ao sol use um protetor solar específico.

Atente para a validade dos produtos.

Se estiver na praia, não se esqueça de tomar um banho de água doce assim que sair do mar para manter a pele hidratada.

Quando chegar em casa escolha uma água mais morna ou até fria e evite sabonetes esfoliantes ou esponjas na pele!

Não se esqueça de hidratar o organismo também. Mantenha sempre uma garrafinha de água por perto! Beber algum líquido de hora em hora evita que a pele descame.

Se você exagerou no sol, ainda dá para salvar o bronzeado. Faça compressas frias sobre a pele quente. Isso ajudará a acalmar e diminuir a vermelhidão. Até melhorar, não se exponha mais ao sol.

Evite se expor ao sol entre às 11 e 16hs. 

Anúncios

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s