Ainda falta muito para o carnaval de Salvador.

A indústria do carnaval, como todos já sabem movimenta milhões. Só o governo da Bahia repassará cerca de 4 milhões de reais, denominada pelo governador Jaques Wagner como cota de patrocínio concedida a prefeitura de Salvador , fora os outros investimentos como saúde, segurança, além do patrocínio a trios para os foliões pipoca. O novo prefeito ACM Neto, em entrevista à Rede Bahia, jornal local filiada a Rede Globo, declarou que não devemos falar em gastos quando o assunto é carnaval em Salvador, mas sim em investimentos. Sua real preocupação é não ultrapassar o gasto do orçamento do ano passado, por isso tem revisado cada contrato.

No total, estão previstos cerca de 56 milhões de reais para investimento a folia, e essa avalanche em dinheiro não irá parar por ai. Com uma expectativa de 500 mil visitantes espalhados por toda Salvador o movimento financeiro é garantido, e o que os baianos e visitantes tanto desejam a essa altura do campeonato, é se deliciar na capital da folia que detém o maior carnaval do mundo!

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Tudo isso que resumidamente repassei a você leitor, foi no intuito de demonstrar o quanto o carnaval se tornou uma grande indústria em fazer dinheiro. Trabalhei alguns anos diretamente neste universo da folia de perto, e posso garantir a vocês que eu tenho uma leve noção ( isso mesmo: leve noção) do quanto se gasta e se ganha. São trios, camarotes, aluguel, hospedagem, comida, vestimenta… Tudo nesta época do ano é voltado à folia. Foi-se a época em que meus avós saíam em busca do carnaval nas ruas, onde o centro histórico transbordava alegria, história e amores de carnaval. Por onde anda o Pierro e Colombina?

É meus caros, Pierro e Colombina agora desfilam em cobiçados blocos de carnaval e vislumbram camarotes luxuosos regados a espumante e dj’s internacionais. Foliões conhecidos como pipoca (os pobres coitados, que não tiveram condições de comprar blocos e camarotes) se matam no pequeno espaço a eles reservados, correndo o risco de serem pisoteados pelos saltos das madames e dos “saradões” que fazem questão de esbanjar suas blusas reluzentes daqueles tais blocos e camarotes que citei acima.

O carnaval não só movimenta os cofres públicos do Estado, mas sim os bolsos dos empresários carnavalescos, que a cada ano que passam, inventam e inovam a forma de arrancar o dinheiro do povo. E tome-lhe centrais, axé não sei das quantas, reinos de não sei quais folias e assim vai, e nós embriagados por essa energia, fechamos muitas vezes os olhos para a verdadeira realidade do carnaval em Salvador.

Falo isso com propriedade, falo com voz de folião, falo com voz de Soteropolitana, falo isso como um trabalhador que em dia de folia vendia o pacote da alegria. Agora eu esbravejo minha intolerância aos taxistas que se recusam a fazer uma viagem próxima, esbravejo a falta de estrutura fornecida aos ambulantes que vendem comida e bebida na rua, que chegam a dormir os sete dias ao relento para garantir seu espaço, esbravejo a falta de educação das pessoas que urinam, transam sem pudor ao meio da rua. Mas é carnaval, não é mesmo?

Mas cadê aquela magia? Cadê o We Are Carnaval?  Bom tempo mesmo era dos novos baianos, da guitarra baiana e sua fóbica, bons tempos mesmo eram os encontro dos trios, e o circuito que para mim apesar de tudo é o mais mágico de todos – Circuito Osmar, mas ele não é mais tão interessante assim e você folião que prefere a Barra – Circuito Dodô foi vencido, foi pisoteado por esses milhões. E a magia? Ah… Pena mesmo que ela não é eterna, pois festejar mesmo era bom quando se saia às ruas para celebrar a alegria do carnaval sem se preocupar com as fotos em redes sociais. Essas fotos que para mostrar que no carnaval também se faz bonito, então por favor, não esqueçam os Looks do Dia da Folia, pois é isso que movimentamos. E agora vamos é celebrar mais um dia de carnaval, pois na Bahia, carnaval começa é na quarta feira e só termina de hoje a oito!

Anúncios

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s