Tecnoblog: seu 2013 bem mais tecnológico.

O ano mal começou, mas o Pipoca, Pimenta e Poesia já traz uma das melhores dicas para 2013. É o blog Tecnoblog. Fundado em 2005 por Thiago Mobilon, o projeto cresceu, e hoje se tornou uma referência nos assuntos de tecnologia no Brasil. Se tornou um verdadeiro guia pra quem não entende muito do assunto e, claro, um ponto de encontro para quem é “hightech” e quer acompanhar as notícias mais fresquinhas do mercado. Atualizado diariamente, a página também conta com colunistas do exterior que acrescentam com as tendências mundiais à pautas como games e sociedade, por exemplo.

O Tecnoblog tem layout bem clean e fácil de navegar, quase cem mil pessoas no Facebook, e informações completas que vão desde análises sobre os grandes players da telefonia nacional até as especificações dos últimos lançamentos. Comparativos de sistemas operacionais, análises de produtos, e até mesmo matérias políticas que contenham relação com a tecnologia, são abordados com linguagem rápida, fácil e dinâmica, valendo cada visita.

E para entender ainda mais desta página que está conquistando o país, conversamos com o fundador Thiago Mobilon, que mostra um pouco dos bastidores deste projeto.

Foto: Tecnoblog

Foto: Tecnoblog

 

PPP: O Tecnoblog é um dos mais respeitados e referenciados blogs de tecnologia da atualidade. Como surgiu esse projeto? A intenção era realmente torná-lo uma referência deste porte?

Thiago: No início, o meu objetivo foi de montar um espaço que me trouxesse novas experiências tecnológicas e uma remuneração extra. Eu não tinha a menor intenção de montar um veículo profissional com editores e tudo mais. Essa vontade surgiu apenas 3 anos depois.

 

PPP: Vocês, então, se oficializaram como empresa? Quantas pessoas hoje trabalham para o Tecnoblog e quantos colaboram?

Thiago: O CNPJ existe desde 2007. Como o faturamento cresceu muito rápido no começo, fui aconselhado pelo pessoal do Mercado Livre a seguir esse caminho. Ao todo, hoje são quatro funcionários em regime de CLT e mais uns 10 colaboradores remotos. Todas as pessoas que trabalham no TB são e sempre foram remuneradas: nunca ofereci “exposição” em troca de trabalho (apesar de ser uma prática muito comum no meio).

 

PPP: Então existe espaço para colaboradores de fora? Como eles devem proceder caso queiram escrever também?

Thiago: Existe sim. Mas diferente de outros projetos, o nosso time de colaboradores é bem seleto. Alguns veículos montam verdadeiras linhas de produção e então colocam centenas de colaboradores para produzir posts sobre variadas pautas, apenas focando na geração de audiência. No TB os colaboradores são os nossos especialistas. Os editores precisam entender de mercado e um pouco de cada tecnologia, enquanto que os colaboradores são selecionados por conhecimentos técnicos específicos ou alguma habilidade que seja legal ter no time. Quem quiser participar do time pode entrar em contato comigo ou com o Thas, que é editor executivo. Capriche na escrita e nos mostre (de preferência com exemplos) qual a sua especialidade no mundo tech!

 

Foto: Arquivo Tecnoblog

Foto: Arquivo Tecnoblog

 

PPP: As notícias tecnológicas se espalham rapidamente, e de repente temos a mesma informação em dezenas de lugares. Como acontece a busca de vocês e quais cuidados vocês tomam para que não repitam algo que todo mundo já viu? No caso de ser inevitável, qual é o diferencial na maneira de passar a notícia?

Thiago: Há alguns anos, surgiu uma discussão muito interessante na blogosfera de tecnologia brasileira, sobre o fato da notícia ser uma commodity. Mas a tecnologia acontece 90% fora do Brasil, então não temos como evitar a abordagem das pautas. Assim, caso o furo não seja nosso, procuramos nos diferenciar com abordagens mais completas: ligando para assessorias, conseguindo informações com contatos de dentro das empresas, oferecendo ao leitor outros pontos de vista e opções.

 

PPP: Quais são os temas mais procurados pelos leitores? Vocês têm um público mais “técnico” ou a idéia é de fato informar todo tipo de pessoa que hoje já depende da tecnologia mesmo sem entendê-la por completo?

Thiago: O público do TB tem um conhecimento técnico bem bacana. Não é raro sermos corrigidos via email, redes sociais ou mesmo pelo campo de comentários. E isso é muito bom porque nós crescemos com isso e a comunidade também. Os assuntos mais buscados são: smartphones, web e serviços, telecom, hardware e sistemas operacionais.

 

PPP: Existem limites para o número de publicações por dia? Vocês procuram programar os processos, ou vão seguindo conforme surgem as novidades? Como se atualizar tão rapidamente em um universo que muda a cada segundo?

Thiago: Temos um teto de publicações diárias, mas trabalhamos sempre com menos quantidade e mais qualidade (e qualidade, evidentemente, demanda mais tempo no desenvolvimento das pautas). Mas organizar a redação é uma tarefa complicada: todos querem acompanhar as novidades, assim como todos querem fazer testes. A equipe está sempre se revezando – enquanto um faz uma análise, o outro fica de plantão.

 

PPP: Vocês possuem mais de 65 mil pessoas no Twitter, mais de 90 mil pessoas no Facebook e mais de 200 mil comentários para os mais de 10 mil posts que fizeram. São números extremamente relevantes num universo cheio de páginas que puxam a atenção dos leitores. Qual, segundo sua opinião, é a fórmula do sucesso mesmo com tantos concorrentes?

Thiago: Insistência, vontade de aprender e um pouquinho de ambição (risos!). Demoramos 7 anos pra chegar nesses números e qualquer um que disser que consegue ser relevante e ter credibilidade em pouco tempo, estará mentindo (ou comprando seguidores, o que não traz credibilidade do mesmo jeito).

 

PPP: Finalmente, existem projetos futuros para o Tecnoblog? O que podemos esperar em 2013? Há outros sites que vocês planejam montar?

Thiago: No momento, o nosso plano é focar no desenvolvimento da terceira versão do site. Temos sim muitos anseios e ideias cozinhando para novos projetos, mas a nossa operação é muito enxuta. Colocar mais um site no ar agora seria loucura!

 

Mas bem que nós, leitores, iríamos adorar né? Gosta de tecnologia? Quer novidades? Então não perca mais tempo. Todo esse cenário que, com extrema simpatia, Thiago Mobilon nos mostrou, você pode conferir acessando o Tecnoblog e curtindo também a página no Facebook. Utilidade e novidade que não vão deixar você se arrepender.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Tecnoblog: seu 2013 bem mais tecnológico.

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s