Teatro Amazonas e o fim de uma viagem inesquecível.

Um dos mais comentados pontos turísticos Manaus é, sem sombra de dúvidas, o belíssimo Teatro Amazonas. Se você tiver oportunidade de visitar Manaus não pode deixar de fazer uma visita ao Teatro. Com uma arquitetura externa muito bonita e a interna ainda mais impressionante, o teatro existe na cidade desde 1986.

Foto: Amy Lemos

Foto: Amy Lemos

Segundo o Wikipédia, ele é a expressão mais significativa da riqueza da região durante o Ciclo da Borracha. A orquestra Amazonas Filarmônica regularmente ensaia e se apresenta em seu interior. É patrimônio cultural e uma parte importante da história da cidade. Pelo que andei pesquisando, na época de sua construção foram trazidos arquitetos, construtores, pintores e escultores da Europa para a realização da obra. A decoração interna ficou ao encargo de Crispim do Amaral, com exceção do Salão Nobre, a área mais luxuosa do prédio, entregue ao artista italiano Domenico de Angelis.

Foto: reprodução

Foto: reprodução

Para chegar até ele é bem fácil, pois apesar de ter achado a cidade um pouco confusa, qualquer GPS te leva até o local com facilidade. A praça onde fica o teatro é ponto de encontro de algumas agências de turismo locais que partem dali para realizar seus passeios. Essa praça presente em frente ao teatro é bonita também, e pelo que lí é seguro transitar por lá com câmeras e afins.

Foto: Amy Lemos

Foto: Amy Lemos

A dificuldade que encontrei foi apenas para estacionar: estávamos de carro no dia, e era mais ou menos 10 da manhã de uma segunda-feira, e não encontramos nenhum lugar à frente do teatro disponível. Existem, porém, vários loteamentos nas ruas próximas que viraram estacionamentos pagos, e custam em média 3 a 4 reais a hora e possuem segurança. Você não anda nem 5 minutos para chegar ao teatro partindo de muitos deles. Só cuidado com o calor, que com certeza será a sua maior preocupação.

O Teatro Amazonas é palco de um festival de ópera que acontece anualmente em Manaus, que para minha tristeza, infelizmente já tinha terminado quando fui. Eu que adoro música clássica, fiquei com gostinho de quero mais. Uma coisa muito boa para se comentar é que grande parte dos espetáculos são gratuitos também.

Foto: Amy Lemos

Foto: Amy Lemos

A sua beleza externa impressiona, mas é a riqueza de detalhes do seu interior é que chama mais a atenção. Apesar de pequeno, ele é realmente belíssimo. Existem visitas guiadas diariamente a cada 30 minutos e custam 10 reais. Vale a pena entrar e conhecer um pouco mais de sua história. O local é de fato muito bonito e certamente cabe como fechamento de uma série de informações sobre uma cidade tão diferente das grandes capitais e ao mesmo tempo tão rica em cultura!

Endereço: Praça São Sebastião, s/nº – Centro – Manaus/Am – Brasil
E-mail: teatroamazonas@culturamazonas.am.gov.br
Telefone: (92) 3622-1880 / 3622-2420
Horário: Informações sobre horários de visitação e espetáculos pelo telefone: (92) 3232-1768

 

Anúncios

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s