Promessas de fim de ano: como realizar as suas.

Como de costume, (inclusive falamos ontem sobre isso!) no final do ano todo mundo resolve fazer um balanço do que foi vivido nos últimos 12 meses. É um gigantesco mix de frustrações, objetivos não cumpridos e uma extensa lista de detalhes a serem mudados e repensados. Ouvi muitas reclamações a cerca do ano de 2012, mas também ouvi coisas boas, pessoas que o consideraram um ano proveitoso e cheio de surpresas agradáveis. Entre ambos, podemos tirar um conclusão real: o ano está acabando e com isso teremos 365 novas oportunidades para fazer a diferença em 2013, qualquer que seja nossa motivação ou objetivo.

Junto com essa sensação de “fechamento de caixa”, de esperança e de renovação, vem aquela leva enorme de novas metas e resoluções, um ciclo que termina e outro que se inicia, renovando as possibilidades. As promessas mais comuns, todos sabem, não é? Perder peso, viajar mais, ler mais livros, tirar mais fotografias, parar de fumar,  voltar pra academia, ser feliz. Porém, um efeito muito comum que acomete 90% dos que criam essas resoluções é o de jamais cumpri-las até o fim, ou simplesmente abandoná-las por algum motivo. Resolvemos juntar aqui algumas dicas práticas de atitudes que podem ajudar a diminuir esse efeito. Elas funcionaram para nós e também podem funcionar com você.

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

– Escolha no máximo 3 metas, sendo elas uma principal e 2 “coadjuvantes”. Como isso funciona? Simples! Escolha apenas uma que exigirá muito de você, que demandará um esforço maior e uma maior disciplina  Nas demais, faça escolhas mais simples que, caso você não consiga aplicá-las, a falta em sua vida não será tão grande. Exemplo de duas grandes mudanças que podem fazer uma grande diferença em nossa vida: se manter malhando o ano inteiro/ emagrecer, e parar de fumar e/ou beber. Já foi comprovado através de pesquisas e estudos que  pessoas que fazem mais que três resoluções de uma vez tendem a quebrar mais os votos de mudança. Focando a sua energia em um hábito a ser mudado por vez você tem mais chance de ser bem sucedido. Richard Wiseman, professor de Psicologia na Universidade de Hertfordshire, sugere inclusive que cada um de nós escolha apenas uma resolução ao invés de perder o foco em várias resoluções e não realizar nenhuma. Ou seja, quanto menos, melhor.

– Se você, assim como 60% dos brasileiros, deseja perder peso, estabeleça metas concretas e vá devagar. Comece perdendo 1,5 kg por mês, aumente pra 2, depois pra 3 ou 4, aos poucos suas chances de sucesso serão maiores e os efeitos mais duradouros. Tente controlar a ansiedade. Alguns dos hábitos pouco saudáveis que você está tentando mudar provavelmente levaram anos para se desenvolver, e não podemos esperar mudanças concretas e duradouras em poucos dias. Leva-se mais tempo que isso e é preciso persistir.

– Tome medidas práticas que o ajudarão a cumprir suas metas. Se você quer emagrecer, por exemplo, comece agendando uma consulta com um nutricionista, reagendando compromissos para fazer exercícios e começando compras de mercado mais leves. Estas pequenas ações dão força e forma ao seu objetivo, tornando-o mais concreto e mais fácil de absorver.

– Reflita sobre suas necessidades reais e não faça promessas por fazer. Planejar é uma parte essencial para se atingir um objetivo, então pense nas coisas que realmente irão impactar sua vida, e veja se será realmente possível colocar suas metas em prática. Mudanças muito radicais e fantasiosas raramente saem de nossa cabeça, e vão embora a medida que o ano corre com suas dificuldades e exigências. Seja realista e objetivo. Pense o processo inteiro, como você vai realizar a promessa e quando. Planos vagos tendem a falhar mais facilmente apesar de serem mais fáceis de se cumprir. Seja especifico e bem sucedido e, principalmente, vá atrás do que planejou.

– Quando estiver estabelecendo suas metas, visualize como suas mudanças vão se acarretar para você e para os que te cercam. Pense em como sua vida será melhor e mantenha o foco sempre que pensar em desistir. Coloque algumas dicas para você lembrar de fazer essa visualização. Use fotos, músicas, frases e lembretes em lugares que te forcem a fazer esse exercício todo dia. Faça um papel grande com a/as resolução(ões), assine e grude em um lugar que veja sempre. Vendo e lembrando todos os dias você terá mais motivos e disposição para cumpri-las.

– Escolha novas promessas: se algo que você prometeu ano passado não foi cumprido, mude esse ano e tente novas possibilidades.

– Não se considere incapaz de seguir uma resolução até o fim só porque antes você não foi bem sucedido ou encontrou dificuldades. Tudo dependerá de como você vai aplicá-las dessa vez. Encontrar dificuldades é uma das principais razões para as pessoas abandonarem suas resoluções. Se você de repente repetir um hábito antigo que vai de encontro à sua resolução, não veja isto como um fracasso. Lembre-se de que o caminho até seus objetivos é cansativo e nem um pouco fácil, pois sempre existirão desafios. E veja essas dificuldades como oportunidades para você se superar, aprender e seguir em frente.

– Encontre alguém de confiança para dividir sua lista. Alguém que você tenha certeza de que goste de você verdadeiramente, e que poderá fazer uma grande diferença na hora de lhe parabenizar e de incentivar a se manter na linha. Ter um apoio sólido pode te ajudar a ter motivação constante. Explique quais são seus objetivos para seus amigos e familiares mais próximos, pois eles com certeza serão de grande ajuda. E se tiver alguém de grande proximidade para dividir o mesmo esforço com você é ainda melhor. Pessoas trabalhando em conjunto tendem a obter sucesso mais rápido. Só tenha cuidado para não abrir mão caso o outro desista também.

– E finalmente, acredite no poder do pensamento positivo. Atraia coisas boas, energia e vontade através de sua mente, pois nosso maior inimigo na hora de conquistar um objetivo geralmente é a nossa própria cabeça.

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

 

Faça com que seu 2013 seja exatamente como você quer. Estaremos na torcida! E se quiser mostrar para todo mundo como estão evoluindo as suas metas, o PPP faz questão de acompanhar e divulgar as melhores histórias! Boa sorte 😉

Anúncios

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s