Iracema Falls: mais um passeio especial no Amazonas.

Em nossa prometida série de posts sobre o Amazonas, comentei que tentaríamos focar a cidade de Manaus, porém, existe um passeio que eu acho que vale muito a pena ser feito. Acabamos conhecendo mais uma cidade Amazonense muito interessante chamada Presidente Figueiredo.

Foto: site Iracema Falls

Foto: site Iracema Falls

A cidade de Presidente Figueiredo está ligada à capital do estado pela Rodovia Federal BR 174,. Localizada a 107 km ao norte de Manaus, é uma das poucas cidades aonde se pode chegar de carro a partir da capital. Após pouco mais de uma hora dirigindo pela rodovia chega-se à sede do município. Este recebeu o nome em homenagem ao primeiro Presidente da antiga Província do Amazonas, João Batista de Figueiredo Tenreiro Aranha. Muito conhecida pelos turistas e locais como “Terra das Cachoeiras”, recebeu essa referência por abrigar as mais belas quedas d’água do estado. Figueiredo abriga também o lago e a hidrelétrica de Balbina, além da Vila do Pitinga e tem como principais produtos, madeira, minérios, pescado e energia elétrica.

Foto: Amy Lemos

Foto: Amy Lemos

A cidade em si ainda é bastante rústica, não tem muitas opções de lazer além das lindas cachoeiras, e no dia em que visitamos, foi difícil inclusive achar logo de cara bons restaurantes para almoçarmos. Foi preciso procurar com mais atenção. Além disso, o maior atrativo da cidade é, como foi citado acima, suas cachoeiras, pelo menos foi o que percebemos  em nossa rápida passagem. Além do hotel que encontramos em Iracema Falls, não ví outras opções para receber turistas na parte principal da cidade.

Foto: Amy Lemos

Foto: Amy Lemos

A coisa muda de figura, porém, quando você se aventura pelas matas e vai de encontro às primeiras cachoeiras. Uma mais linda que a outra. Como existem dezenas no local, nos focamos em uma por sua estrutura a receber os turistas, chamada Iracema Falls.

Foto: Amy Lemos

Foto: Amy Lemos

Foto: Amy Lemos

Foto: Amy Lemos

BR 174, km 115
Telefone: 92 9114 9311 // 9267-1805 ou pelo reservas@iracemafalls.tur.br
Site: http://www.iracemafalls.com.br

O Iracema Falls é um parque ecológico que abriga uma pousada co alguns quartos, restaurante, gruta, mini-trilha e uma belíssima cachoeira, nas proximidades de Figueiredo. O passeio vale a pena só pela cachoeira: dá pra ficar lá tomando banho o dia todo, a água é deliciosa e o banho revigorante. Recomendamos ir cedo e sair antes das 16h, pois a partir desse horário o risco de ser picado por determinados insetos transmissores de doenças é maior. Durante a trilha pela mata até chegar ao destino final passamos por cenários bastante interessantes. Lembrando mais uma vez que é válido ir de sapatos fechados e de calça.

O lugar realmente vale a visita para todos aqueles que querem repor as energias. Inesquecível.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Iracema Falls: mais um passeio especial no Amazonas.

  1. Realmente a cidade de Presidente Figueiredo não está entre as melhores do Brasil para se receber turistas que vão diretamente com os olhos críticos para postar coisas que não condizem com a nossa realidade.
    No mais para as pessoas que não estão acostumadas com ecoturismo, o significado é esse mesmo “estar cercado por natureza” sem as condições que as cidades metropolitanas oferecem.
    Com relação aos restaurantes logo na entrada da cidade existem várias opções, mas informamos que o cardápio é totalmente reginal e que se estiverem atrás de caviar ou coisa parecida é melhor procurar outros lugares.
    A cidade em si até que é bastante estruturada, se considerarmos que estamos falando de uma pequena cidade do interior do estado. Há vários restaurantes regionais espalhados pela cidade e uma oferta muito boa de pousadas e pequenos hotéis que, apesar de simples, são organizados e confortáveis. Ao contrário dos típicos hotéis de selva da região, os preços praticados são justos e cabem no orçamento de qualquer turista.
    Além do mais vale a pena visitar mais de uma vez e ficar por uns dias e conhecer melhor a cidade.

    • Prezado leitor, obrigada por seu comentário e pela visita ;).
      Fique a vontade para deixar sua identidade pois aqui estamos sempre abertos a trocar informações… Antes de mais nada, gostaríamos de reforçar que fomos de coração aberto à visita, e que parte das nossas impressões veio exatamente de amigos da região, nascidos e criados, que assim como você fez aqui, pontuaram que a estrutura era de fato mais compatível com uma cidade de interior, e não das grandes capitais – motivo que nos fez reforçar a questão no texto (nosso público é composto principalmente de pessoas das grandes cidades brasileiras). Nosso objetivo foi destacar as belezas naturais que são o que chamam atencão para quem vem da maioria das cidades do Brasil. E quem vive nestas grandes cidades precisava ver no texto que se trata de algo bem diferente do que encontram em casa, mas isso não torna o passeio ruim, de forma alguma. Se não achássemos que a cidade valesse a visita, ainda que principalmente pelo ecoturismo (que se resume a turismo natural), não faríamos a matéria. É uma cidade que quase não aparece e quisemos destacar porque achamos muito legal o passeio, e ficamos abertos caso queira mandar indicações de estabelecimentos ou até mesmo de seu próprio roteiro para complementarmos. Ficamos no aguardo e reforçamos que a nossa proposta é compartilhar opiniões, mesmo as mais variadas, temos outras matérias relacionadas ao Amazonas também. Aguardamos as duas dicas… Um abraço.
      Ps: eu gostei muito da cozinha local, por sinal =)

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s