Tudo que você precisava saber de uma nutricionista hoje!

O verão está chegando, e com ele, vem toda aquela leva de novas e milagrosas dietas. Junto com a temporada de muito sol, praia e biquínis,  vem também a proximidade com o carnaval, e falando de uma festa ainda mais próxima, o ano novo. As academias lotam e daí surge aquele velho fenômeno de culto extremista ao corpo: as famosas Operações Paniquetes.

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

 

Para falar sobre o assunto, o Pipoca, Pimenta e Poesia buscou a ajuda de uma profissional extremamente competente e que é apaixonada pelo que faz. Francis Moura adora ouvir uma boa música, ir ao cinema e ficar com sua família. Após passar por alguns problemas associados à alimentação, ela seguiu o conselho de sua “boadastra” e juntou seu vício por atividades físicas ao desejo de saber mais sobre a influência dos alimentos em nossa vida e  nossa saúde. Foi então que ela escolheu nutrição como sua profissão.

Segundo a mesma: “a nutrição é VIDA e VITALIDADE! A maioria das doenças que acomete a maioria da população está associada à má qualidade da alimentação. E saber que você pode repassar isso às pessoas ajudando-as a comer melhor e melhorando a vida do paciente como um todo, não só pelo lado estético, mas também com mais vitalidade para o dia a dia de pessoas que antes não tinham ânimo para nada, é BOM DEMAIS! Mas me apaixonei pela nutrição quando estudei paciente crítico. É bom saber que o seu trabalho pode influenciar diretamente na vida e melhora de um paciente”.

E falando em melhorar a qualidade de vida das pessoas, entrevistamos Francis a fim de abordar um complexo que atinge gente de todas as idades em todo o país: as dietas impensadas e desacompanhadas. Sabemos hoje em dia, que muita gente se sente obrigada a ter um padrão de beleza, que na maioria das vezes as torna extremamente magras e até mesmo doentes. Segundo Francis, a necessidade é cuidar ANTES que o problema aconteça:  “é importante que os pais conversem muito com seus filhos, e mais que isso: deem bons exemplos em casa. Evitar fazer piadas sobre a forma física dos filhos também é importante, além de elogiar os pontos que não estéticos todo o tempo.”.

Outra consequência da busca incansável pelo corpo perfeito é o uso de complexos vitamínicos como estes que são expostos em propagandas de televisão, geralmente protagonizadas por apresentadores saudáveis, jovens e dispostos. Segundo nossa nutricionista, cada pessoa possui uma constituição física e biológica única, o que significa que não funcionamos da mesma forma. A recomendação é sempre obter orientação antes, especialmente em relação às quantidades. Francis afirma que o maior problema destes complexos é a forma como vitamina e minerais se interagem. E resumindo, não é tão simples quanto na propaganda: comprou, tomou, supriu. É sempre necessário procurar o profissional ANTES e usar estes complementos como ferramentas positivas disponíveis no mercado, desde que se tenha certeza que são indicados para o corpo da pessoa.

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

 

O mesmo serve para os shakes emagrecedores. Quanto mais orientação, melhor. Mas Francis ressalva que apesar de ser sempre melhor optar por alimentos de fato, na falta deles, estes shakes podem ser uma boa opção light. Light! E não diet. Você sabia que há diferença entre os termos? Light é um produto que apresenta REDUÇÃO de algum ingrediente, como por exemplo o açúcar e a gordura, enquanto produtos Diet são a completa RETIRADA de um destes ingredientes. Na maior parte dos casos, o açúcar, para diabéticos, o que nem sempre significa menos gordura, sódio, e afins.

Ainda em nossa conversa com a profissional, questionamos sobre uma outra moda do momento. Muita gente anda “turbinando” a malhação com complexos à base de cafeína e afins, que nem sempre são autorizados pela Anvisa, por exemplo. Mas será que estes produtos fazem bem? “Associado a uma atividade física, o termogênico é um bom auxiliar na perda de peso e gordura corporal. Mas quando se associa a malhação a outros produtos, a pessoa corre risco de sofrer vários males como a arritmia cardíaca e até mesmo a dependência química. Sim, vício! “, explica Francis. Ela continua avisando que a própria alimentação pode potencializar o efeito do treino quando realizada no momento certo. E o tipo de alimento deve ser determinado com o nutricionista para saber quais os mais proveitosos para o objetivo do paciente, além dos horários dos mesmos.

Isso significa que dietas malucas não adiantam nada. Apesar de eventualmente funcionarem momentânea e superficialmente, Francis explica que a longo prazo não são escolhas interessantes, por privarem o organismo de nutrientes importantes. O ideal, segundo a especialista, é fazer a reeducação alimentar e variar ao máximo a alimentação. Dietas como dieta da sopa, do suco e tantas outras expostas por aí podem ser uma tremenda furada.

Furadas que geralmente são constantes pela própria falta de legislação a respeito do universo alimentício. Francis concorda que as leis são incompletas e que precisariam ser abordadas as normas para divulgação de dietas como estas, além da fiscalização dos próprios produtos.

A questão, na realidade, é óbvia: será que respeitamos os limites do certo e o errado com nosso próprio corpo? Seja lá qual for seu objetivo físico, o acompanhamento de profissionais garante que você conclua seu objetivo de forma saudável e feliz. A falta de determinados componentes no organismo pode inclusive te deixar mais indisposto, sabia?! Então se você quer ficar incrível para o verão e o resto todo de 2013, que tal começar agendando a sua consulta?

Você pode aprender a se satisfazer de melhor forma, além de ter dicas super importantes que podem te acompanhar em todo o processo. E não se preocupe com as delícias de final de ano. Fechamos nossa conversa perguntando como aproveitar sem ficar neurótico ou arriscar a saúde e Francis liberou: “se você não tiver limitações alimentares, pode comer à vontade. O segredo é moderação e bom senso. Não precisa se afundar nos alimentos gordurosos e nem exagerar na bebida alcoólica.”. Desta forma, você pode provar os pratos da família toda sem ganhar aquele peso que você vai querer perder da forma mais errada possível! 😉

Anúncios

2 pensamentos sobre “Tudo que você precisava saber de uma nutricionista hoje!

  1. Acho importante a moderação como falou. Podemos comer de tudo um POUCO, sem abusar. =]
    Eu cortei o refrigerante da minha vida. Estou completando 1 mês neste fim de semana, e serão muitos daqui pra frente!! \o/
    E verão é dose né?! Sempre nos avisando que usaremos biquinis e precisamos frear nas gostosuras… rsrsrs Adorei a matéria!

    • Acho super válido cortar o refri, já consegui ficar quase 3 anos. Me inspirou a fazer isso novamente. Acho que começarei hoje.

      Quanto ao verão, é realmente complicado, vivemos em uma ditatura de beleza cruel, mas o mais importante mesmo é a saúde, né? entrar no biquini é um bonus a mais hahahah

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s