Waze: você no caminho certo.

A gente sabe que nossas cidades não são nenhum exemplo de infraestrutura. Algumas, além de complicadas, ainda são extremamente mal sinalizadas. Hoje em dia podemos contar com a facilidade dos GPS, tanto para nos virarmos melhor por onde moramos, quanto para se localizar melhor durante nossas viagens. Hoje trago pra vocês uma versão gratuita de GPS que eu gosto muito: o WAZE.

O Waze é um excelente aplicativo de navegação com um toque especial de interação. Mas como isso funciona? Calma que vou explicar. Hoje em dia não precisamos mais comprar um aparelho específico para cumprir o papel de GPS. Nosso celular já faz isso, o que evita que a gente fique carregando trambolhos desnecessariamente, uma vez que nossos smartphones estão cada vez mais “smarts” e funcionais.

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

 

Além de servir como seu guia, passando orientações de voz curva-a-curva, no Waze é possível procurar o destino através dos nomes das estradas e dos lugares. Podemos apenas digitar pontos turísticos e ele mostrará possíveis opções. Mas a questão do social é o que mais chama a atenção. No Waze, você pode ajudar a fazer atualizações gratuitas do mapa e dos relatórios de tráfego em tempo real, e se o tiver vinculado ao seu Facebook ou Foursquare, é possível até encontrar-se com amigos na estrada.

A idéia central é essa: todo mundo ajuda mandando atualizações em tempo real da situação das estradas. Houve batida? Informe. Tá engarrafado? Avise e sugira nova rota para quem vem vindo logo depois de você. Na verdade, o próprio aplicativo informa os outros usuários de uma possível lentidão na pista dependendo da velocidade com que você está se locomovendo. Ou seja: você pode fazer isso manualmente, ou o programa pode fazer automaticamente.

O Waze é extremamente baseado em contribuição dos usuários, que de uma forma ou de outra, trabalham juntos em prol de um benefício maior: um trânsito menos estressante e mais seguro para todos. Os mapas são desenhados pelos próprios usuários, e essa contribuição pode ser feita apenas em você sair dirigindo por aí, pois as informações são enviadas para um servidor on-line que entram em vigor após aprovação dos responsáveis pela região.

O Waze incentiva a interação entre os usuários através de “parcerias” com outros aplicativos e alguns joguinhos dentro do próprio software. Ele possui todas as opções básicas deum GPS normal, e se você não quiser fazer nenhuma contribuição, não tem problema. Ainda poderá usar o aplicativo normalmente sem nenhum tipo de obrigação.

O Waze possui versões para Ipad, Iphone, Android, Blackberry e Windows Mobile. Aproveite essa dica, baixe hoje mesmo e siga pelo caminho certo! 😉

Anúncios

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s