O Papa é pop! E terá um Twitter!

Então o Papa vai ter Twitter. Segundo a maioria dos jornais mundiais, o Papa Bento XVI abrirá uma conta no Twitter, que será apresentada ao Vaticano para aprovação. De acordo com as reportagens, o intuito do Papa é se aproximar de fiéis de todo mundo e divulgar ainda mais mensagens da religião católica pelo mundo. E tirando completamente a questão religiosa da coisa (se você é crente, muçulmano, espírita, umbandista ou o que for também poderia ter seu representante no Twitter), eu me peguei pensando em alguns pontos. A provavelmente maior autoridade religiosa que há se rendeu à tecnologia quebrando todas as tradições e levantou então uma série de questões: seria crise na igreja católica? Seria apenas uma aproximação, de fato? Seria correto esta exposição?

Seja lá como for, a simples consideração das redes sociais como meio de comunicação de uma instituição como a igreja católica só mostra o poder que o universo digital está tomando. Independente do motivo real pelo qual se tenha decidido abrir uma conta para o Papa, o fato é que estamos todos conectados e agora não só as empresas perceberam isso. Políticos importantes como o próprio Barack Obama, por exemplo, além de músicos, ONG’s, artistas e afins já se conectaram e hoje as redes sociais se tornaram ferramentas essenciais de marketing e divulgação. A proporção é realmente incrível.

 

Foto: reprodução

Foto: reprodução

 

Dados atualizados mostram que o Twitter possui mais de 500 milhões de contas, distribuídas principalmente entre os americanos, colocando os brasileiros em segundo lugar, com pouco mais de 40 milhões de acordo com o Uol. Ele perde para o Facebook, que tem 1 bilhão de usuários, mas ainda permanece como a segunda maior rede social do planeta. O problema porém, é que quase 41% do que é postado lá é simplesmente baboseira. Apesar do conteúdo postado ser dividido também com notícias, opiniões, e até twitts corporativos, o que pesa mesmo são assuntos cotidianos irrelevantes e despreocupados.

E aí eu fico  imaginando se o próprio Papa quem vai alimentar a rede. Ainda que seja alguém do alto clero, quero saber: o que é que eles vão dizer quando virem no Top Trends tópicos como hoje. “#10PessoasGostosas , #DamonmadelovetoElena (Damon fez amor com Elena – referente ao seriado Diários de Vampiro) ou #WomanoftheYearKatePerry (Mulher do Ano Kate Perry – a cantora pop) ou vão fazer o Papa desistir de vez ou vão mostrar que ele tem é muito trabalho pela frente. E será que ele vai conseguir mais seguidores que Ashton Kutcher e Britney Spears que ultrapassam os 10, 20 milhões, respectivamente? Apesar de o mundo digital ter muito conteúdo bacana e até mesmo espaço para a religião, ainda há uma série de postagens que vão mostrar ao Papa que a coisa provavelmente está pior do que ele imagina. Que Deus o ajude!

 

Anúncios

Deixe seu recado após o sinal. Beep!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s